EBOOK – ETA FESTIVAL!
E-book “10 preciosos textos dos INsquetes do ETA FESTIVAL!”
Abaixo, você encontra o e-book em versão original, bem como o texto completo em diversos formatos acessíveis!
Baixe aqui o e-book completo em PDF
E-book em outros formatos acessíveis:
TXT | PDF | DOC
E-book em Linguagem Simples:
áudio | vídeo com Libras, legenda e audiodescrição
Caso necessite do E-book em braile, entre em contato através do email escoladegente@
OBSERVAÇÃO: Os arquivos no Google Docs são apenas para leitura. Caso precise baixar em seu computador ou celular, lembre-se de ir em “Arquivo” e em seguida “Fazer download”.
O e-book também está disponível pelo aplicativo VEM CA (disponível Play Store ou Apple Store) e pelo site da Escola de Gente.
PREMIADOS – ETA FESTIVAL!
Melhor INsquete
- O único homem negro na sala | Allweart
- Oposto de Nítido: Pardo | Coletivo Café com Leite
Melhor Direção
- Seja meus olhos | Coletivo Palco que Pariu
Melhor Dramaturgia
- O único homem negro na sala | Allweart
Melhor Atuação
- Jhonata Almeida | Griôt – Cia Café Com Pão de Teatro
- Sofia Inati | Oposto de Nítido: Pardo – Coletivo Café com Leite
Melhor Conjunto Visual
- Céu VYP | Talita Borges Vicari
Melhor Trilha Sonora
- Qual é o meu papel? | Grupo Akoma
Menção Honrosa
- Quem vê close, não vê corre! | Fabiano Campos
- Vaga de Idoso | Luana Fernandez
Prêmio Especial do Júri
- Agatha Preta | Coletivo BaobAfro
Melhor INsquete Júri Popular
- Vaga de Idoso | Luana Fernandez
O edital original está disponível abaixo, mas a informação acima deve ser considerada um adendo ao edital.
Abaixo, você encontra o edital em diversos formatos acessíveis, bem como o texto original colado e disponível inteiramente por esta página deste site!
Edital em outros formatos acessíveis:
TXT | PDF | DOC | áudio
Edital Linguagem Simples:
TXT | PDF | DOC | áudio | Libras, legenda e audiodescrição | Glossário com Libras, legenda e audiodescrição
Baixe aqui o edital completo em PDF
OBSERVAÇÃO: Os arquivos em google docs são apenas modelos! Caso precise preencher um (como algum dos anexos), lembre-se de ir em “Arquivo” e “Fazer uma cópia” ou “Fazer download”!
Edital “ETA Festival!”
Primeiro festival de cenas curtas plenamente acessível do Brasil – 2023
Edital de concurso associado à formação artística em inclusão e acessibilidade “ETA Festival!”, para propostas de cenas curtas online de teatro acessível (INsquetes)
1. Introdução e Antecedentes
1.1. A Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada no ano de 2002, referência nacional e internacional em cultura acessível e inclusiva, aqui denominada ESCOLA DE GENTE ou simplesmente EG, Associação Civil de Direito Privado Sem Fins Econômicos, detentora da Ordem do Mérito Cultural na categoria “Artes Integradas” e qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede na cidade do Rio de Janeiro/RJ, busca, por meio deste edital, democratizar o seu conhecimento acumulado e premiado no Brasil e exterior na prática do teatro acessível presencial e online.
1.2. O ETA Festival! – concurso artístico público, gratuito e acessível – inclui formação em acessibilidade e inclusão e está alinhado às referências conceituais sobre direitos humanos e fundamentais, acordos internacionais ratificados pelo Brasil, como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU (Decreto Federal 6.949/09) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, além da legislação nacional, prioritariamente a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018), assim como normativas da Cultura, entre elas a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) e a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98).
2. Acessibilidade Comunicacional
2.1. O ETA Festival! é um projeto inovador de arte contemporânea inclusiva, coerente em discurso e forma, por oferecer plena acessibilidade em todas as suas ações, desde a divulgação e inscrição, e que irá sensibilizar e formar novas gerações de artistas e produções culturais para usar tecnologia acessível (Libras, legendas, audiodescrição e linguagem simples) em ações culturais, sendo um projeto de grande potencial de replicação e de inclusão de pessoas com deficiência no fazer e na fruição da arte e do entretenimento no Brasil.
2.2. Com o propósito de democratizar a cultura acessível como prática inclusiva fundamental, todas as ações do ETA Festival! – incluindo a inscrição para concorrer ao Edital do ETA Festival! – serão plenamente acessíveis, com oferta ampla e diversificada de recursos como Libras, legenda/estenotipia, audiodescrição e linguagem simples. Além de estar disponível no site acessível da Escola de Gente, no aplicativo VEM CA, através de QR Code e no YouTube, o Edital será disponibilizado em 14 formatos:
2.2.1. Na versão tradicional terá 7 formatos: impresso em tinta e impresso em braile (mediante solicitação); TXT, PDF e DOC – com descrição das tabelas, formulários e diagramação; em áudio; e em linguagem simples.
2.2.2. Na versão em linguagem simples terá também 7 formatos: impresso em tinta e impresso em braile (mediante solicitação); TXT, PDF e DOC – com descrição das tabelas, formulários e diagramação; em áudio; e em vídeo com Libras, audiodescrição e legenda.
O vídeo será disponibilizado tanto no site quanto no YouTube. Todos os conteúdos também terão QR Code, que direciona a uma versão online deles, bem como link direto para tal versão online.
2.3. As medidas de acessibilidade do ETA Festival! serão oferecidas para todas as pessoas participantes, independente de terem ou não deficiência, visando tornar a comunicação do projeto inclusiva em todas as suas fases e ao longo do todo o período de sua execução.
2.4. Plataformas digitais da Escola de Gente:
Instagram – www.instagram.com/escoladegente/
Facebook – www.facebook.com/escoladegente/?ref=page_internal
LinkedIn – www.linkedin.com/company/escola-de-gente–comunicacao-em-inclusao/ YouTube – www.youtube.com/@escoladegente
Website – www.escoladegente.org.br/
E-mail – [email protected] Vem Ca – https://vemca.org.br
Hotsite ETA Festival! – www.etafestivalacessivel.org.br
3. Conceito de Teatro Acessível
3.1. Teatro acessível é aquele que contempla as necessidades específicas de participação de qualquer pessoa na plateia ou no palco e em todas as etapas da dramaturgia.
4. Histórico do Teatro Acessível no Brasil
4.1. O teatro acessível da Escola de Gente é praticado por meio do grupo Os Inclusos e os Sisos
– Teatro de Mobilização pela Diversidade, criado como um projeto de arte e transformação social por iniciativa da atriz Tatá Werneck, no ano de 2003. Nessa data, a apresentadora mobilizou demais estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para criar um teatro que fosse coerente com conteúdo e forma: falasse de inclusão e praticasse inclusão por meio de cenas curtas, já com plena acessibilidade e humor.
4.2. O teatro acessível da Escola de Gente já recebeu diversos prêmios. Em 2014, na sede da ONU, em Viena, foi considerado “Um dos projetos mais inovadores do mundo”, durante a Zero Project Conference. Em 2021, a Escola de Gente passou a integrar o seleto grupo das “400 Melhores Práticas do Mundo” pela UNDESA/ONU por criar uma solução tecnológica integrada que lhe permitiu realizar o primeiro espetáculo acessível, online, ao vivo e a distância da internet brasileira com Libras, estenotipia e audiodescrição, totalmente adaptado à realidade virtual pelo grupo Os Inclusos e os Sisos.
4.3. Constituem alguns marcos históricos do teatro acessível pela Escola de Gente:
2003 – Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade – é criado o primeiro grupo teatral do Brasil que atua com plena acessibilidade em todas as suas apresentações, independentemente de ter ou não pessoas com deficiência na plateia. Nasce como um projeto de arte e transformação social da Escola de Gente.
2007 – “Ninguém mais vai ser bonzinho” – primeiro espetáculo para pessoas adultas plenamente acessível do Brasil. Texto e direção de Diego Molina.
2011 – “Um amigo diferente?” – primeiro espetáculo para crianças plenamente acessível do Brasil. Texto e direção de Marcos Nauer.
2011 – A Escola de Gente cria e divulga a campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”, que se transforma em conteúdo de política pública na área cultural.
2013 – Realiza a primeira audiência pública do Congresso Nacional plenamente acessível e propõe a criação do Dia Nacional do Teatro Acessível em 19 de setembro.
2014 – O teatro acessível da Escola de Gente é premiado na sede da ONU, em Viena, como um dos projetos mais inovadores do mundo na área de inclusão de pessoas com deficiência.
2017 – O Dia Nacional do Teatro Acessível é sancionado pela presidência da República, após ser promulgado pelo Congresso, e passa a ser comemorado em 19 de setembro.
2020 – “Ninguém mais vai ser bonzinho, em esquetes” se transforma no primeiro espetáculo plenamente acessível, online, ao vivo e a distância da Internet brasileira. Essa inovação
só foi possível graças a uma solução tecnológica integrada, criada pela Escola de Gente. Texto adaptado de Os Inclusos e os Sisos; direção e dramaturgia de Carolina Godinho; supervisão de Diego Molina.
5. Contexto
5.1. Ainda são raras, no Brasil, produções teatrais que ofereçam plena acessibilidade física e comunicacional, simultaneamente e em todas as sessões, o que consolida a exclusão histórica de grupos impedidos de participar da vida cultural de suas cidades por barreiras de mobilidade e comunicação.
5.2. O ETA Festival! foi criado para tentar reverter esse processo desigual, democratizando o conteúdo acumulado da Escola de Gente na oferta de teatro acessível no online.
5.3. O ETA Festival! é, ao mesmo tempo, uma mostra competitiva de cenas curtas, como também um projeto de caráter formativo em direitos humanos e inclusão, visando não somente entregar ao público um conteúdo plenamente acessível, mas também capacitar artistas, grupos/ coletivos profissionalizados e formalizados ou não, e estudantes de artes cênicas através do Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea Não Vive”. O objetivo é que possam disseminar a inclusão em seus territórios e, assim, ampliar a oferta de teatro acessível pelo Brasil, garantindo mais fruição cultural a quem depende de acessibilidade para participar da agenda de produção artística em suas cidades – pessoas idosas, analfabetas, com transtornos do neurodesenvolvimento, baixo letramento, imigrantes com pouco conhecimento da língua portuguesa, crianças, obesas, mulheres grávidas e pessoas com diferentes tipos de deficiência,
entre outras condições humanas e sociais para as quais a oferta de acessibilidade é fundamental.
5.4. O diferencial do ETA Festival! é fazer um teatro sem exclusões. Nesse sentido, para efeitos deste Edital, as cenas curtas serão denominadas “INsquetes”.
5.4.1 São consideradas “INsquetes” as cenas curtas que tenham audiodescrição, Libras e legenda, e contemplem, de forma interseccional ou não, temas de diversidade, inclusão e direitos humanos.
6. Objetivo
6.1. Este Edital estabelece e divulga as normas para a realização do ETA Festival! – INsquetes de Teatro Acessível, aqui chamado “ETA Festival!”, uma ação prioritária plenamente online do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) 211946, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), ratificando aqui os princípios da transparência, da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência, equilíbrio na distribuição regional dos recursos, gratuidade e, sobretudo, acesso e acessibilidade à inscrição.
6.2. O ETA Festival! visa selecionar 24 (vinte e quatro) INsquetes, em formato online, para: Participação pública em festival nacional;
Participação no Workshop Educativo: “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive”; Apresentação pública dos 24 (vinte e quatro) INsquetes participantes do ETA Festival!;
Distribuição de dez prêmios a INsquetes no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em 8 (oito) diferentes categorias;
Participação dos 10 (dez) melhores textos dos 24 (vinte e quatro) INsquetes no e-book acessível publicado como ação final do ETA Festival!.
7. Objetivos do concurso artístico
7.1. Este concurso artístico também tem como objetivos:
Disseminar o conceito e a prática do teatro acessível;
Premiar profissionais e estudantes de teatro pela criação de cenas curtas acessíveis;
Estimular mais acessibilidade cultural e comunicacional no espaço virtual e no espaço presencial teatral;
Promover a participação de artistas com deficiência neste concurso artístico por meio da ampla e diversificada oferta de acessibilidade comunicacional oferecida;
Mobilizar e formar artistas, grupos/coletivos profissionalizados e formalizados ou não, e estudantes de artes cênicas a criarem e a produzirem cultura e especificamente dramaturgia de cenas curtas sobre inclusão e direitos humanos com ampla oferta de acessibilidade;
Inspirar outros festivais artísticos a oferecerem plena acessibilidade de modo a garantir a participação com equidade de artistas com deficiência.
7.2. Para a realização dos objetivos citados no item 7.1, o ETA Festival! prevê a realização das seguintes etapas:
Lançamento online do Edital ETA Festival! com apresentação do grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade;
Seleção de 24 (vinte e quatro) INsquetes e de 8 (oito) INsquetes suplentes, pelo júri do festival; Participação de representantes de cada INsquete selecionado no Workshop Educativo: “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive”;
Aprimoramento dos INsquetes por proponentes, a partir dos conteúdos do Workshop Educativo: “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive”;
Gravação dos INsquetes por proponentes e envio para a Escola de Gente;
Inserção de Libras, legenda e audiodescrição nos INsquetes por parte da Escola de Gente;
Apresentação pública dos 24 INsquetes após o processo formativo;
Seleção, por júri interno, dos INsquetes vencedores em 8 (oito) categorias, conforme detalhado no item 9.1;
Votação por júri popular para seleção do INsquete vencedor da categoria “Melhor INsquete Popular”;
Realização da cerimônia de premiação e encerramento do ETA Festival!;
Lançamento de e-book acessível com os 10 (dez) melhores textos selecionados pelo júri, dentre os 24 (vinte e quatro) INsquetes escolhidos na primeira etapa do ETA Festival!.
8. Critérios de elegibilidade
8.1. Sobre o perfil de proponentes:
8.1.1. São considerados proponentes para fins deste Edital: artistas, grupos/coletivos profissionalizados e formalizados ou não, e estudantes de artes cênicas.
8.1.2. No caso de grupos vinculados a instituições públicas ou privadas, só poderão participar aqueles que tenham autorização ( Anexo 2).
8.1.3. Estão impedidas de participar deste concurso artístico pessoas diretamente ligadas à Escola de Gente, ou que mantenham ou mantiveram vínculos empregatícios e/ou contratuais nos últimos três anos, bem como os parentes em linha reta e colaterais até o 3º (terceiro) grau.
8.1.4. Serão aceitos proponentes de todas as regiões do Brasil e do exterior, desde que os respectivos INsquetes estejam em língua portuguesa.
8.1.5. Proponentes que não moram no Brasil poderão participar da formação e concorrer, se selecionados, no ETA Festival!, uma vez que todas as ações relacionadas neste edital são online.
8.1.6. Cada proponente poderá inscrever quantos INsquetes desejar, entretanto apenas 01 (um) poderá ser selecionado pelo ETA Festival!.
8.2. Sobre os INsquetes:
8.2.1. Os textos dos INsquetes podem ser inéditos ou inspirados em algum já existente. Somente serão aceitos INsquetes que abordem temas de diversidade, inclusão e direitos humanos – sendo esta a definição básica de INsquetes.
8.2.2. Não serão aceitas cenas adaptadas e que coloquem em risco o direito autoral do texto inspirador, ainda que citado, exceto em casos de textos de domínio público ( Anexo 1).
8.2.3. As propostas podem contemplar INsquetes de quaisquer gêneros (comédia, drama, musical etc.) e deverão ter, no máximo, 5 (cinco) minutos de duração.
8.3. As propostas que não atenderem a qualquer um dos requisitos elencados nos itens 8.1 e 8.2 serão impugnadas para participar deste edital.
8.3.1. A Escola de Gente poderá impugnar a inscrição de INsquetes de acordo com as diretrizes do edital do ETA Festival! e, ainda, segundo os princípios que regem a sua Política de Proteção para Crianças, Adolescentes e Pessoas Adultas em Situação de Vulnerabilidade (Política de Salvaguarda) – disponibilizada no link: https://bit.ly/3M8apbs e em versão acessível: https://bit.ly/3G0Xe8r.
8.3.2. Caso sejam verificadas, a qualquer tempo, inconsistências nas informações apresentadas pelo proponente, durante o processo de inscrição e de seleção, as propostas selecionadas serão imediatamente eliminadas do ETA Festival!, sendo convocadas as propostas suplentes, seguindo a ordem de classificação.
9. Premiação
9.1. O ETA Festival! distribuirá R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em premiação, divididos em 8 (oito) categorias e 10 (dez) prêmios, abaixo relacionados:
Melhor INsquete (2 prêmios): R$ 7.000,00 cada Melhor INsquete voto popular: R$ 7.000,00
Prêmio Especial do Júri: R$ 4.000,00
Melhor Direção: R$ 4.500,00
Melhor Dramaturgia: R$ 4.500,00
Melhor Atuação (2 prêmios): R$ 4.000,00 cada
Melhor Conjunto Visual (iluminação/fotografia, figurino, cenário e adereços): R$ 4.000,00
Melhor Trilha Sonora: R$ 4.000,00
9.2. Os INsquetes selecionados nas 8 (oito) categorias receberão premiação em dinheiro, conforme descrito no item 9.1, e troféu exclusivo do ETA Festival! correspondente à categoria em que foram premiados.
9.3. O Prêmio Especial do Júri visa premiar a iniciativa artística que venha a se destacar e não esteja contemplada em outras categorias.
10. Inscrição
10.1. A inscrição no ETA Festival! pressupõe a prévia e integral aceitação das condições e normas estabelecidas neste edital e de seus respectivos anexos.
10.2. As inscrições serão gratuitas e efetuadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no VEM CA – primeiro aplicativo acessível e gratuito de cultura, conteúdo e conhecimento do Brasil, que poderá ser baixado nas lojas online Google Play e App Store (link: https://vemca.org.br/).
10.3. As inscrições poderão ser feitas no período das 19h do dia 18 de abril de 2023 até às 23h59 do dia 04 de junho de 2023.
10.4. O preenchimento do formulário eletrônico, disponível na plataforma VEM CA, se divide em três etapas:
Cadastro de proponente responsável;
Cadastro da proposta de INsquete;
Manifestações de concordância.
10.5. Pessoas analfabetas ou que, por alguma razão, não possam preencher o formulário por escrito deverão entrar em contato com a Escola de Gente através do telefone (21) 2483.1780, com até 10 (dez) dias de antecedência para o prazo final das inscrições, para receberem orientações de como se inscreverem.
10.6. A Escola de Gente não se responsabiliza pela falha na inscrição por conta de problemas em servidores, em provedores de acesso, na transmissão de dados, na linha de comunicação, por lentidão dos servidores ou qualquer outra razão, cabendo às pessoas responsáveis pela inscrição no ETA Festival! a devida prudência para realização dos atos necessários em tempo hábil e de acordo com o cronograma divulgado.
10.7. A inscrição no ETA Festival! somente será considerada realizada mediante a conclusão dos procedimentos elencados no item 10.11.
10.8. Não haverá possibilidade de recurso diante da eventual impugnação de inscrições.
10.9. Não serão aceitas inscrições de INsquetes para serem apresentados em formato presencial, uma vez que se trata de um projeto online.
10.10. As inscrições são inteiramente gratuitas, assim como todas as atividades do ETA Festival!
10.11. Procedimentos necessários para a etapa de inscrição:
Ficha de Inscrição preenchida;
Declaração de detenção ou autorização sobre direitos autorais e patrimoniais do INsquete; Declaração de que o texto do INsquete possui inspiração em outros textos/cenas (se for o caso);
Manifestação de concordância com a cessão dos direitos autorais e patrimoniais para fins de participação neste edital e publicação do texto do INsquete no e-book;
Declaração de representação de instituição para participação no ETA Festival! e upload de autorização – Anexo 2 (no caso de vinculação a instituições);
Manifestação de concordância em participar do Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” caso o INsquete seja selecionado – Anexo 1;
Manifestação de concordância em aprimorar o INsquete a partir da formação recebida no Workshop Educativo: “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive – Anexo 1;
Manifestação de concordância em não gravar e/ou publicar qualquer conteúdo das atividades previstas no edital sem prévia autorização da Escola de Gente – Anexo 1;
Manifestação de concordância do uso de imagem decorrente da participação neste Edital – Anexo 1;
Manifestação de concordância com as disposições previstas neste concurso artístico e responsabilidade pela veracidade das informações e documentos encaminhados – Anexo 1;
Manifestação de ciência e concordância com a Política de Salvaguarda da Escola de Gente – Anexo 1;
Upload do cartão do CNPJ do grupo, coletivo ou instituição representada (em caso de proponentes formalizados);
Upload do RG do/a responsável pela inscrição;
10.12. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018), todas as informações de proponentes vinculadas a este edital estarão protegidas nas plataformas da Escola de Gente, com as medidas cabíveis de restrição de acesso a terceiros.
10.13. As informações enviadas na inscrição da proposta serão mantidas em sigilo, sendo divulgados publicamente apenas o nome dos 24 (vinte e quatro) INsquetes selecionados e 08 (oito) INsquetes suplentes, assim como o nome e cidade sede da organização proponente ou da pessoa responsável (em caso de proponentes pessoa física).
10.14. Para facilitar o processo, serão realizadas duas lives acessíveis ao longo do período de inscrição para respostas públicas e/ou compartilhamento das perguntas enviadas por e-mail, com as devidas respostas, nas plataformas digitais da Escola de Gente.
11. Seleção
11.1. Primeira Etapa:
11.1.1. Serão selecionados 24 (vinte e quatro) INsquetes e mais 08 (oito) propostas suplentes.
11.1.2. Os critérios de seleção dos INsquetes, em ordem de relevância, serão:
Relevância cultural e artística: As propostas devem apontar caminhos que prezem por um trabalho artístico de qualidade, diferenciado e de interlocução com o teatro profissional, independente de sua linguagem;
Dramaturgia inclusiva: Os textos criados ou adaptados devem se mostrar em consonância com os conceitos de inclusão e diversidade;
Facilidade de entendimento da proposta: Os projetos devem apresentar clareza em suas propostas e estar o mais bem embasados possível;
Diálogo entre a linguagem teatral e o ambiente virtual: Por se tratar de um festival de teatro realizado em ambiente virtual, as propostas precisam levar essa condição em conta, tentando alinhar, da melhor maneira possível, essas duas linguagens – a teatral e a audiovisual;
Potencial de comunicação com o público: Os INsquetes devem prezar por uma boa comunicação com o espectador, mostrando clareza em seu discurso e em sua linguagem.
11.1.3. O júri do ETA Festival! será composto por 8 (oito) indicações do campo artístico e da inclusão. Todas as decisões do júri são soberanas e inquestionáveis, não cabendo recurso de qualquer natureza.
11.1.4. O anúncio dos 24 (vinte e quatro) INsquetes e mais 08 (oito) INsquetes suplentes selecionados será feito no dia 07 de julho de 2023, através do aplicativo VEM CA / https://vemca.org.br
11.1.5. A ordem de classificação dos 8 (oito) INsquetes suplentes será divulgada publicamente, assim como a necessidade de substituir projetos selecionados por suplentes.
11.2. Segunda Etapa: Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea Não Vive”
11.2.1. Após a seleção de 24 (vinte e quatro) INsquetes e 08 (oito) INsquetes suplentes, dar- se-á início à próxima fase do ETA Festival!, na qual duas pessoas representantes de cada INsquete selecionado (válido também para artista solo) deverão, obrigatoriamente, participar com 80% (oitenta por cento) de frequência do Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive”.
11.2.2. O Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” tem como objetivos:
Conceituar inclusão, interseccionalidade e capacitismo, entre outros temas correlatos e indispensáveis, como aprendizado para que os INsquetes sejam, de fato, adequados ao tema central deste Edital e se tornem um conteúdo genuinamente acessível e inclusivo;
Ensinar como produzir INsquetes com acessibilidade no formato online.
11.2.3. Todas as metodologias que serão utilizadas no workshop foram criadas e testadas pela Escola de Gente, premiadas internacionalmente e patrocinadas, por meio de Incentivo Federal e Estadual à Cultura, em dezenas de projetos desenvolvidos pela organização e seu grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade” desde 2002.
11.2.4. O Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” será composto por 5 (cinco) módulos que totalizam 12 (doze) horas de formação, sendo 3 (três) módulos de 3 (três) horas e 2 (dois) módulos de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos cada.
11.2.5. O Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” será online e síncrono.
11.2.6. Serão oferecidas duas vagas a cada grupo selecionado para o Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive”.
11.2.7. No caso de proponente solo, as duas vagas serão mantidas, se este for o desejo do proponente.
11.2.8. Também serão oferecidas duas vagas para proponentes dos 8 (oito) INsquetes selecionados como suplentes, independentemente de serem chamados para substituir um dos 24 (vinte e quatro) INsquetes selecionados ou não.
11.2.9. Não haverá possibilidade de substituição de representantes após o início do workshop.
11.2.10. No contexto do ETA Festival!, não serão aceitas saídas antes do horário final de cada aula, para efeitos de presença e recebimento de certificado.
11.2.11. A Escola de Gente concederá certificados para as instituições e grupos, desde que ambas as pessoas representantes participem de 80% (oitenta por cento) de todas as aulas, com a ressalva de que as faltas não ocorram nas mesmas aulas.
11.2.11. O Workshop Educativo só poderá ser gravado pela Escola de Gente para fins de registro e prestação de contas. A gravação não será disponibilizada para participantes.
11.2.12. Casos omissos, específicos de saúde ou de fatos supervenientes que impeçam o cumprimento do item 11 serão avaliados pela Escola de Gente, mediante comprovação a ser designada em função da situação.
11.2.14. A formação será oferecida de 18 de julho a 1º de agosto de 2023 nas datas e horários a seguir:
Módulo | Turmas/ data e horário |
MÓDULO 1 | Terça-feira 18/07/2023 Turma 1 – das 9h às 12h Turma 2 – das 19h às 22h |
MÓDULO 2 | Quinta-feira 20/07/2023 Turma 1 – das 9h às 12h Turma 2 – das 19h às 22h |
MÓDULO 3 | Terça-feira 25/07/2023 Turma 1 – das 9h às 12h Turma 2 – das 19h às 22h |
MÓDULO 4 | Quinta-feira 27/07/2023 Turma 1 – das 10h às 11h30 Turma 2 – das 19h às 20h30 |
MÓDULO 5 | Terça-feira 1º/08/2023 Turma 1 – de 10h às 11h30 Turma 2 – das 19h às 20h30 |
11.2.15. A participação de responsáveis por cada INsquete selecionado no Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” é obrigatória para consideração na premiação final – que também será online.
11.2.16. Em caso de exclusão de INsquetes nesta fase, serão convocadas as propostas suplentes, seguindo a ordem de classificação.
11.2.17. Caso haja alguma situação ou questão tecnológica que comprovadamente possa prejudicar ou inviabilizar a presença e a participação do proponente no workshop, tal situação deverá ser devidamente informada no campo da ficha de inscrição existente para esse fim, uma vez que a formação será totalmente online. A existência desse tipo de situação não impede que a inscrição seja aceita; porém, a não comunicação da situação poderá levar à impugnação do projeto durante o processo de seleção.
11.3. Terceira Etapa: Aprimoramento dos INsquetes e gravação para inserção das acessibilidades e apresentação pública.
11.3.1. Após a conclusão do workshop, os INsquetes selecionados deverão ser aprimorados e gravados pelo proponente, sendo enviados para a Escola de Gente de acordo com as diretrizes recebidas.
11.3.2. O prazo – irrevogável – para o aprimoramento e gravação/filmagem dos INsquetes será de 02 a 20 de agosto de 2023.
11.3.3. Cada INsquete deverá ter a duração máxima de 5 (cinco) minutos.
11.3.4. Um dos pontos importantes da linguagem das cenas curtas – e que lhes confere essa característica teatral – é o fato de o produto final não ter cortes temporais. Nesse sentido, as cenas podem ter edição, mas devem acontecer em tempo corrido.
11.3.5. Os INsquetes finais serão de natureza teatral, mas deverão ser disponibilizados em formato de teatro virtual, gravados para a exibição online nas plataformas da Escola de Gente / www.etafestivalacessivel.org.br e do aplicativo VEM CA / https://vemca.org.br, de acordo com as orientações a serem encaminhadas. Portanto, poderão ser gravados em qualquer espaço (teatros, residências, áreas externas etc.) e usando qualquer tipo de instrumento de gravação, como câmeras, celulares, computadores e aplicativos de interação online.
11.3.6. Para facilitar o processo de aprimoramento dos INsquetes e a gravação/filmagem após o workshop educativo, a Escola de Gente promoverá um único encontro online para proponentes dos 24 (vinte e quatro) INsquetes e mais 08 (oito) INsquetes suplentes para esclarecimentos de dúvidas que possam surgir nesta etapa.
11.3.7. A Escola de Gente será responsável pela inserção de Libras, legenda e audiodescrição nos 24 (vinte e quatro) INsquetes selecionados, e também nos 8 (oito) INsquetes selecionados como suplentes, caso sejam chamados para compor o grupo principal selecionado, não cabendo nenhum ônus a pessoas e organizações inseridas nos 2 (dois) grupos.
11.4. Quarta Etapa: Apresentação pública dos 24 (vinte e quatro) INsquetes.
11.4.1. Os 24 (vinte e quatro) INsquetes selecionados e aprimorados ao longo do Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” serão apresentados ao longo de 04 (quatro) eventos na modalidade de transmissão online, exclusivamente nas plataformas da Escola de Gente / www.etafestivalacessivel.org.br e do seu aplicativo VEM CA / https://vemca.org.br, entre os dias 19 e 22 de setembro de 2023.
11.4.2. As 24 (vinte e quatro) apresentações dos INsquetes selecionados serão realizadas ao longo de 4 (quatro) dias. A cada dia serão apresentados 6 (seis) INsquetes.
11.4.3. A data e a ordem de apresentação de cada INsquete serão estipuladas pela direção do ETA Festival!, e comunicadas com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, não cabendo recurso nesta direção.
11.5. Quinta Etapa: Seleção dos INsquetes premiados nas 8 (oito) categorias.
11.5.1. Os INsquetes indicados à premiação em todas as categorias (com exceção do prêmio de Melhor INsquete – Júri Popular) serão anunciados no dia 23 de setembro de 2023 nas plataformas da Escola de Gente / www.etafestivalacessivel.org.br e do seu aplicativo VEM CA / https://vemca.org.br.
11.5.2. O júri também poderá criar até 2 (duas) Menções Honrosas – sem premiação em dinheiro – para congratular artistas ou iniciativas que forem consideradas inovadoras e relevantes.
11.5.3. A votação para a escolha do Melhor INsquete – Júri Popular também será plenamente acessível, aberta ao público e se dará entre os dias 24 de setembro e 1º de outubro de 2023.
11.5.4. Qualquer pessoa poderá votar quantas vezes desejar para o prêmio de Melhor INsquete – Júri Popular.
11.6. Sexta Etapa: Seleção de INsquetes para o e-book acessível.
11.6.1. Os 10 (dez) melhores textos de INsquetes selecionados pelo júri, entre os 24 (vinte e quatro) apresentados no ETA Festival!, serão publicados em um e-book acessível, que será lançado em dezembro de 2023 pela Escola de Gente como ação deste PRONAC.
11.6.2. O e-book será disponibilizado no aplicativo de cultura acessível e gratuito VEM CA / https://vemca.org.br e em outras plataformas digitais da Escola de Gente.
12. Cerimônia de Premiação
12.1. A cerimônia de premiação, com o anúncio dos INsquetes vencedores de todas as categorias, será realizada ao vivo no dia 21 de outubro de 2023 nas plataformas da Escola de Gente / www.etafestivalacessivel.org.br e do seu aplicativo VEM CA / https://vemca.org.br.
13. Dúvidas
13.1. Informações e esclarecimentos de dúvidas de interpretação deste edital e do concurso artístico poderão ser obtidos através de e-mail enviado para o endereço eletrônico contato@ escoladegente.com.br.
14. Cronograma de etapas do edital
14.1. O ETA Festival! será composto pelas seguintes etapas e prazos:
ETAPA | PRAZO |
Lançamento do edital em cerimônia online com apresentação do grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos. Abertura das inscrições | 18/04/2023 |
Realização de 2 (duas) lives acessíveis para compartilhamento público de dúvidas e respostas | 02/05/2023 a 30/05/2023 |
Encerramento das inscrições | 04/06/2023 |
Divulgação dos INsquetes selecionados e suplentes na plataforma VEM CA | 07/07/2023 |
Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” para proponentes/ representantes dos INsquetes selecionados | 18/07/2023 a 1º/08/2023 |
Gravação e envio para a Escola de Gente dos 24 (vinte e quatro) INsquetes aprimorados após o Workshop Educativo “Sem Acessibilidade a Arte Contemporânea não Vive” | 02/08/2023 a 20/08/2023 |
Inserção de Libras, legenda e audiodescrição pela Escola de Gente nos 24 (vinte e quatro) INsquetes | 21/08/2023 a 15/09/2023 |
Apresentações públicas e online dos INsquetes | 19/09/2023 a 22/09/2023 |
Divulgação dos INsquetes indicados à premiação pelo júri | 23/09/2023 |
Período de votação popular | 24/09/2023 a 1º/10/2023 |
Cerimônia ao vivo e online de premiação | 21/10/2023 |
Lançamento do e-book com os 10 (dez) melhores textos dos INsquetes | 01/12/2023 |
14.2. As datas previstas no cronograma acima poderão sofrer alterações por decisão da Escola de Gente, devidamente motivadas. Toda e qualquer alteração será devidamente notificada aos participantes em tempo hábil.
15. Direitos autorais
15.1. Os custos relativos aos Direitos Autorais (ECAD, SBAT, direitos de imagem, licenciamentos etc.), bem como suas liberações junto aos órgãos competentes, caso necessárias, serão pagos e providenciados pelo/a responsável pela proposta.
15.2. Só serão aceitas as inscrições de INsquetes cujas organizações e responsáveis assinarem Termo de Aceite de seus direitos patrimoniais para o e-book com os melhores INsquetes, a ser editado pela Escola de Gente e distribuído gratuitamente em suas plataformas digitais acessíveis
/ www.etafestivalacessivel.org.br (Anexo 1).
15.3. É proibida a gravação e divulgação dos módulos e seus conteúdos, por qualquer meio, e por qualquer pessoa, fato que será objeto de exclusão imediata do ETA Festival! e citação em juízo.
16. Observações finais
16.1. O ETA Festival! está alinhado à Política de Proteção a Crianças, Adolescentes e Pessoas Adultas em Condição de Vulnerabilidade – Política de Salvaguarda da Escola de Gente, disponível para leitura em PDF: (https://bit.ly/3M8apbs) e em versão acessível:
(https://bit.ly/3G0Xe8r), sendo que o conhecimento desta Política e o seu de acordo, por parte dos responsáveis pelos INsquetes, integram a relação de documentos a serem assinados
por quem se inscrever no edital (Anexo 1).
16.2. Resultará na imediata eliminação da proposta o não cumprimento, por parte de participantes, de quaisquer normas, condições e prazos estipulados no presente Edital, inclusive, mas não excluindo, a ausência em algumas das etapas seletivas e/ou etapas finais.
16.3. Fica desde já acertado que profissionais e grupos se responsabilizarão total e exclusivamente por todos os seus atos, isentando o ETA Festival!, a Escola de Gente, o Instituto Cultural Vale e o Governo Federal de qualquer responsabilidade ou obrigação, podendo vir a responder civil e criminalmente por eventuais danos ocasionados na consecução do concurso das etapas do festival.
16.4. Em caso de força maior que obrigue o cancelamento de qualquer etapa ou fase seletiva, as atividades serão transferidas para novas datas, que serão informadas previamente aos participantes pela Escola de Gente.
16.5. A Escola de Gente poderá modificar, a seu exclusivo critério, datas e locais das atividades, sendo responsável por informar as modificações às pessoas responsáveis pelos INsquetes inscritos com antecedência viável para que se reorganizem para participar.
16.6. No momento da inscrição, proponentes responsáveis pelo INsquete assumirão toda e qualquer responsabilidade no que se refere à autoria das músicas, vídeos, elementos
cenográficos e indumentários, peças e coreografias inscritas, bem como sua utilização no ETA Festival!, de acordo com o exposto neste edital, isentando a Escola de Gente, o Instituto Cultural Vale e o Governo Federal, a partir deste momento, de todo e qualquer pleito ou reivindicação de terceiros.
16.7. Os casos omissos serão julgados pela Escola de Gente.
16.8. Deste Edital não decorre qualquer vínculo empregatício entre as partes.
16.9. Não caberá recurso judicial sobre o disposto neste Edital.
16.10. Integram o presente Edital, para todos os fins legais, os anexos, as instruções, observações e restrições abaixo:
Modelo da Ficha de Inscrição (Anexo 1)
Modelo de Autorização de Instituição Proponente (Anexo 2)
LISTA DE 24 INSQUETES + 8 SUPLENTES SELECIONADOS PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS