Escola de Gente apresenta novas funcionalidades no app VEM CA em evento da ONU

Zero Project Conference 2025 foi realizada entre os dias 5 e 7 de março, em Viena, Áustria
Em 2025, pelo oitavo ano, a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão (EG) foi convidada a palestrar na Zero Project Conference, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria. O maior congresso internacional sobre inovação em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência é promovido pela Fundação Essl e este ano foi realizado entre os dias 5 e 7 de março. A EG apresentou, na oportunidade, uma nova funcionalidade do aplicativo acessível VEM CA.
Este ano, a participação da EG foi viabilizada pelo Edital de Intercâmbio Cultural e pelo projeto V Mostra de Teatro Acessível (Pronac 234177), do qual o app VEM CA faz parte. Pelo edital foram Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente, Rosana Fonseca, vice-presidente, e Gabriel Ligabue, diretor de planejamento e gestão. Já pelo projeto, patrocinado pelas empresas Itaú, Wilson,Sons, TechnipFMC e White Martins, a EG levou Alan Thomas, coordenador de Aprendizagem Organizacional da organização.
A Zero Project Conference 2025 reuniu 1.529 participantes presenciais de 91 países, além de dezenas de milhares de pessoas online. A fala da Escola de Gente fez parte da programação oficial do evento e foi uma das mais extensas da categoria “Fireside Chat”, com 35 minutos de duração e assistida por aproximadamente 700 pessoas. O espaço evidenciou a importância de soluções práticas e inovadoras desenvolvidas no Brasil para promover acessibilidade como um direito inegociável.
A participação da EG superou as expectativas, resultando em conexões estratégicas com instituições nacionais e internacionais, que já deram início a novas reuniões e articulações. Uma dessas conexões resultou no convite para apresentação da nova funcionalidade na Zero Project Conference Ibero-América 2025, que acontecerá no Chile, em 6 de maio.
Além da apresentação oficial, a equipe da EG esteve presente em sessões que discutiram temas centrais como os avanços tecnológicos voltados à acessibilidade, com destaque para o uso da inteligência artificial. Nenhuma das organizações presentes possuía uma plataforma similar ao VEM CA, reforçando a originalidade e o impacto transformador da iniciativa brasileira.
O APP VEM CA e sua nova funcionalidade
A participação da Escola de Gente neste ano destacou uma nova funcionalidade do aplicativo acessível VEM CA, premiado pela Zero Project na ONU no ano de 2021. A funcionalidade tem o nome de “Ferramenta de Autoavaliação em Acessibilidade”, e é focada na promoção de ambientes de trabalho inclusivos. Foi desenvolvida pela Escola de Gente para orientar organizações privadas e públicas que desejem avançar para se tornarem de fato aptas a trabalhar pela inclusão e com acessibilidade.
Dentro do app VEM CA, as organizações poderão se autoavaliar de forma gratuita. Ao terminarem um rápido questionário, que abrange diversos elementos relacionados às práticas organizacionais cotidianas, será gerado um relatório sintético gratuito e em PDF. O relatório permitirá às organizações conhecerem mais sobre suas forças e fragilidades neste tema e quais os caminhos a seguir para se aprimorarem. A nova solução estará disponível a partir de maio, junto com outra funcionalidade que será lançada: o cadastro e a busca de vagas de trabalho.
Uma trajetória premiada na Zero Project Conference
Desde 2014, a Escola de Gente participa da Zero Project Conference, que tem como base a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e reúne líderes sociais, empresariais e governamentais de mais de 120 países.
“É um orgulho ser a ONG latino-americana mais premiada na Zero Project Conference. Seguimos juntos, atualizando e avançando na oferta de acessibilidade comunicacional”, declarou Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente. A entidade recebeu reconhecimento internacional como “projeto mais inovador” em diferentes edições: em 2014, com a campanha “Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos”; em 2016, com a campanha “Todas as Pessoas Têm Direito a Conhecer Todas as Histórias”; em 2019, com o projeto “Agentes de Promoção da Acessibilidade”; e em 2022, com o aplicativo VEM CA.
A EG também lançou campanhas internacionais como “É Criminoso Discriminar” e “Talk It Easy”, e foi responsável pela consultoria que resultou nas diretrizes de acessibilidade da própria conferência. Em 2020, apresentou internacionalmente o aplicativo VEM CA e lançou o guia Zero Project Conference Accessibility Guidelines. Já em 2023 e 2024, teve participações múltiplas em temas como linguagem simples e plataformas digitais acessíveis.
A presença contínua e ativa da Escola de Gente na Zero Project Conference reafirma o compromisso da organização com uma sociedade inclusiva em todas as dimensões da vida, especialmente na cultura, na comunicação e na garantia de direitos.